sábado, 13 de julho de 2013

POR TERRAS DE VILA VERDE

Hoje fiz greve de caminhada pela manhã, como já escrevi algures, fiquei feito num oito de andar ontem a pulverizar o telhado da casa com cal, isto realmente já não é o que era, mas mesmo assim considero que foi uma vitória, não estraguei nada nem caí do escadote ou do telhado, coisa rara, normalmente quando me aventuro nestas coisas faço m... por isso considero que estou de parabéns.
De qualquer modo estar um dia sem andar só mesmo se estiver muito mal, o que felizmente não é o caso, e assim,não foi de manhã foi á tarde, agora que o meu companheiro de caminhadas me abandonou á minha sorte, lá fui só até á Várzea, matar saudades do «bom» tempo que lá passei.

Como se pode ver pelas imagens, e para os mais modernos, ou mesmo para os mais antigos que não conheçam o passado destas encostas, não diriam que tudo aquilo era cultivado, muito cesto de uvas acartei dum lado e outro do caminho, do lado da estrada Nacional 115, que hoje está de eucaliptos, era uma grande vinha que o meu Tio Júlio plantou, mas antes disso tirou toda a pedra (sozinho) da qual fez duas muralhas da largura da propriedade, eram tempos muito difíceis, e afinal para quê? Se já nem os terrenos planos são cultivados?

Na outra  encosta, andava um dia a semear trigo com esse meu Tio e quando larguei a enxada para o almoço, (que era ás dez da manhã), não conseguia abrir a mão direita, precisamente aquela que não mexia ao manobrar a enxada, fiquei aflito e dirigi-me ao meu Tio dizendo-lhe que estava paralítico da mão, pois não a conseguia abrir, ele com toda a calma manda-me aquecer a mão na fogueira onde estava a assar o peixe para o nosso almoço, e a mão ficou curada num instante, de facto o frio era tanto que a mão que segurava o cabo da enxada, congelou, eu que devia ter para aí doze ou treze anos nunca me tinha visto numa alhada daquelas e foi um susto dos grandes.
Foi também aqui que me iniciei nas artes da pesca, e aprendi a dar umas braçadas, mas isso fica para outra ocasião que esta Internet móvel  é uma treta.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.