quinta-feira, 12 de julho de 2012

Fogo na Serra de Sintra

Temos tido um Verão ameno, sem grandes picos de calor, talvez por isso não se tem falado muito de incêndios florestais, á dias mesmo ás portas de Lisboa junto ao Rio Trancão esteve durante muitas horas a arder mato, escrevi na altura que achava absurdo com tantas corporações de Bombeiros Profissionais e Voluntários aqui ao redor, que não tenham conseguido apagar o fogo em tempo útil, fala um leigo na matéria mas 12 horas para extinguir um fogo em mato rasteiro, parece-me de mais.

Ontem daqui donde habito, vejo todo o lado Sul da Serra de Sintra e observei durante horas a Serra a arder não vi chamas pois estas eram do lado Norte mas o fumo intenso que de lá saía, acredito que mais uma vez o problema dos acessos tenha sido a desculpa para a grande quantidade de mata ardida, vi passar aqui por cima da minha cabeça um helicóptero com balde pronto para ajudar os Bombeiros que estavam no local, mas mesmo assim parece ter sido complicada a sua extinção, ora esta desculpa da falta de acessos já «cheira mal» ano após ano com as nossas matas transformadas em archotes, tanto dinheiro que parece que chegou da C.E.E. e não se fizeram caminhos para os Bombeiros acederem a qualquer local dessas Serras e Matas, agora falidos vai mesmo arder tudo se vier para aí uma onda de calor, estamos feitos ao bife.

1 comentário:

  1. Os bombeiros estão a desertar, sem meios necessários para dar uma resposta rápida e eficaz e os incendiários cada vez são mais, porque os Srs doutores juízes não têm lei para os deixarem presos a uma árvore no meio do fogo, isto é o que se passa num país que pouco já resta para queimar!
    Com o meu abraço

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.