terça-feira, 4 de março de 2014

"FALANDO CALADO"


A propósito (ou despropósito) do que ontem escrevi no Facebook, sobre a Bandeira (a defunta) do alto do Parque Eduardo VII, vieram-me á memória alguns casos análogos em que fui interveniente, um deles por acaso também metia Bandeiras, não uma, mas várias. Finais dos anos oitenta e inicio de noventa do século passado, construíram-se alguns Reservatórios de Água potável, Centrais Elevatórias, e ampliados outros, foi então decidido que estes fossem contemplados com Bandeiras: A de Portugal, da Autarquia e da C.E.E.,  como em muitas outras situações, quando não havia antecedentes a quem cabia determinada tarefa! Saía-me na rifa tratar delas, assim aconteceu com as Bandeiras, aos Domingos e Feriados, lá íamos içar, e arrear as respectivas, que no total perfaziam uma dúzia, a questão era, devido aos locais elevados onde estas estavam montadas os ventos rompiam-nas? Claro que sim, tal como a do Parque, só que quando isso acontecia tinha várias de reserva, era assim que trabalhava, embora estas não fossem adquiridas por mim, «chateava» a Pessoa que tinha esse encargo para não haver falhas, e não havia.


Decorria o ano da graça de 1982, o Mês era Setembro, o calor aperta, o consumo de água dispara, pois o Agosto por tradição mais quente que este, leva muita gente para fora dos Concelhos onde trabalho, e por via disso muito menos consumo do precioso liquido, sou encarregado das Estações de Esgotos e «obras a montante» que significavam Açudes e Trituradores, nada tenho ver com a distribuição da água, a única coisa que me ligava ao sector era a cloragem da dita, há uma avaria numa bomba na Central da Amadora, esta fornece água a dezenas de milhares de habitantes da Cidade, mais Damaia, Buraca, Reboleira, Venda Nova, Alfragide etc. a oficina que faz as reparações do equipamento não consegue em tempo útil reparar a avaria, resultado, milhares de Pessoas sem água, toca a rebate, é aberto inquérito para apuramento do que aconteceu, e do atraso da reparação da avaria, sou um dos nomeados para apuramento do sucedido.


Na sequência do inquérito, é apurado que a equipa que se ocupou da reparação teve um comportamento danoso, abandonou o serviço sem o terminar, deixando largos milhares de consumidores sem água, em consequência dessa falta grave, é-lhes aplicada a pena mais leve constante do "Código Disciplinar", isto é, repreensão, a mim que não pertencia a esta guerra, a pena mais severa, isto é, a partir de agora não só vai a passar a dirigir todas as Centrais de Água, depósitos  e áreas envolventes, (para juntar ao que já tinha) para essa tarefa vai arranjar Pessoal e todos os outros meios para passar a fazer manutenção e reparação dos equipamentos electromecânicos existentes, apesar deste «castigo» (que recebi com agrado diga-se), fiz o que tinha a fazer, empenhei-me a 100%, apesar das dificuldades que me esperavam, os equipamentos estavam a cair de maduros alguns pela idade, outros por falta de manutenção adequada, foi um osso duro de roer, mas foi ruido!


Então perguntarão o que tem a ver esta história com a Bandeira do Parque, tem tudo na minha opinião, eu quando peguei no serviço não tinha um  parafuso de reserva, era um trabalho novo com Gente nova, sem experiência em manutenção e reparação de equipamentos, e durante todos os restantes anos que me mantive no activo, nem uma única vez houve falta de água motivada por avarias, para que isso acontecesse não foi por milagre, tive de arregaçar as mangas e providenciar a aquisição de peças sobressalentes para quando surgisse alguma avaria esta ser reparada sem causar transtornos no fornecimento de água aos consumidores, (afinal de contas quem me pagava o vencimento), para que isso pudesse ter sido possível, tive Chefes com H grande, que me apoiaram sempre que necessário, e o meus Homens que não iam para casa antes de terminar o trabalho que tinham em mãos, e assim quando observo desleixos como aqueles que ontem mencionei no Facebook, fico com pele de galinha, depois admiram-se das criticas, quando não insultos, o bem Público deve ser tratado pelos mais capazes e não pelos que querem tachos, ou pelos «clubes partidários», disse.






1 comentário:

  1. Com tantas bandeiras, bomba de bombear a água à Central Elevatória, avariada, para daí ser distribuída a milhares de habitações através da respectiva rede de tubagem construída para o efeito.Falando calado, falando de zangado ou falando de preocupado? Já passou, te desejo uma boa noite, esperando que dias melhores venham!
    Um abraço,
    Eduardo.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.