terça-feira, 17 de dezembro de 2013

FORTE DE S. JULIÃO DA BARRA

Na ultima mensagem que aqui publiquei coloquei diversas fotos e entre estas uma do Forte de São Julião da Barra, e embora tenha ideia que já terei publicado um pouco da sua longa História, vou aproveitar algumas fotos que tirei um destes dias quando caminhei entre Oeiras e Carcavelos, para junto destas escrever mais algumas coisas sobre o Forte, nomeadamente as que constam do site do Ministério da Defesa.


FORTE S. JULIÃO DA BARRA


O Forte de S. Julião da Barra foi construído na segunda metade do séc. XVI, na Foz do Tejo, como um reforço da defesa da cidade de Lisboa e do seu porto, tendo sido considerado como o «Escudo do Reino».
A construção deste Forte nasceu na sequência das obras efetuadas nas costas marroquinas, onde já trabalhara Miguel de Arruda, que foi o Arquiteto que o desenhou. Foi um dos primeiros exemplares maneiristas de fortificação abaluartada construídos em Portugal, vindo a enfrentar as muito poderosas forças de Filipe II que, no entanto, não o chegaram a conquistar, tendo o alcaide e os seus homens optado por o entregarem.
O Forte de S. Julião da Barra, erigido no local onde existia uma ermida em honra do padroeiro dos barqueiros, S. Gião, foi o mais poderoso sistema de defesa do Litoral lisboeta, tendo defendido a barra do Tejo cruzando fogo com a Torre do Bugio.
As últimas missões militares deram-se em 1831 e 1833, na luta entre absolutistas e liberais.

Este Forte veio a integrar-se na última linha de resistência das chamadas Linhas de Torres, construídas para fazerem face às Invasões Francesas. Porém, desde os meados do séc. XVIII, funcionou essencialmente como aquartelamento e prisão de Estado.
Para além da missão militar de defesa, funcionou como colégio de educação, como prisão, destacando-se o cárcere do General Gomes Freire de Andrade e a partir de 1951, é utilizado para atos de representação de organismos da Defesa Nacional e, mais recentemente, como residência do Ministro da Defesa Nacional e também como espaço para a realização de eventos privados.

Esta fortaleza foi classificada como imóvel de interesse publico Decreto nº 41191/57, de 18 de Julho de 1957.
 

Localização

Estrada Marginal, 2780 Oeiras
Latitude: 38º 40' 21"  N
Longitude: 9º 19' 34"  O


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.