terça-feira, 1 de outubro de 2013

DIA MUNDIAL DA DEPRESSÃO

Hoje assinala-se o dia Mundial da Depressão, vai com certeza passar despercebido nos nossos Órgãos de Informação, que estarão mais interessados na discussão sobre os resultados das Autárquicas, e do Futebol que hoje estará na ordem do dia, por mim, que sou acompanhante assíduo destes dois temas, não posso no entanto deixar de colocar aqui alguns números, não da depressão em si, mas daquilo que esta pode causar, é um assunto que conheço bem, mas não é aqui o local para discutir um tema de tanto melindre, direi apenas que um País onde a esperança morreu, aliado ao álcool e drogas, em especial na nossa Juventude, são o caldo perfeito para os números que a seguir aqui mostro.
 
Assinala-se esta terça-feira o Dia Mundial da Depressão. Os dados mais recentes que permitem traçar o retrato nacional são estes: 674 suicídios confirmados até agosto e aumento do consumo de antidepressivos.
À primeira vista, o número de suicídios confirmados pelo Instituto Nacional de Medicina Legal mantém a tendência do ano passado. Em 2012, tinham sido 1057 casos, o que dá uma média de 88 mortes por mês. A média mensal de 2013 está nas 84 mortes, sendo que os dias de menor luminosidade, fator associado pelos especialistas ao aumento dos sentimentos de angústia e desesperança, mal chegaram. Números que estão longe de reproduzir fielmente o que se passa. Nem todos os suicídios são reportados, muitos corpos não chegam a ser autopsiados (para isso acontecer tem de haver requisição da parte do Ministério Público). E por detrás do mistério das mortes por causa indeterminada - 232 casos até agosto deste ano - pode estar também o suicídio.

1 comentário:

  1. Infelizmente a depressão é mundial... Casos de saúde mental aumentam todos os dias.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.