terça-feira, 10 de setembro de 2013

PORTUGAL NO SEU PIOR

Afinal ainda não foi esta semana que se iniciaram as vindimas em Vila Verde como eu pensava, de facto as uvas ainda não atingiram o grau de maturação para que isso tivesse acontecido, mas não é sobre a uva que hoje quero escrever umas letras, embora ligado á agricultura é sobre Pera, num caso concreto, mas também  nas diversas variedades de frutas produzidas em Portugal, que cabem no mesmo embrulho com que vou colocar as Peras!
Antes disso direi que as duas primeiras fotos foram tiradas; a primeira onde se vê Montejunto na Portela do Bispo, a da Igreja é em Matacães.

Embora saiba que isto acontece há muito tempo, quando conhecemos casos concretos a coisa tocam-nos mais, foi o triste espectáculo que vi ontem, na minha caminhada de fim de tarde que se estendeu até aos Casais da Fonte Pipa, e daqui até á Várzea, achei estranho tal com o meu companheiro de caminhada, ver um grande pomar com alguns milhares de Árvores da qualidade Pera Rocha ainda por apanhar, ora nesta altura do campeonato já deviam estar no frigorifico, ou quem sabe exportadas, mas aqui não, lá estão as Pereiras carregadas, e o chão coalhado das que vão caindo.

Quando chegámos junto do Eusébio fiz-lhe ver  a nossa admiração por ainda estar por apanhar a Pera, (que por acaso até é do meu Primo Carlos, mas que raramente vejo por não residir em Vila Verde), foi-nos então dito que não foram apanhadas por não terem o «calibre» exigido, mas então que merda é esta? Um Agricultor gasta rios de dinheiro durante um ano, em pesticidas, adubos, mão de obra, máquinas, combustíveis etc. etc. etc. e depois chega ao fim dizem-lhe que não a querem porque não tem o «calibre»? E vêm esta cambada de ignorantes ( ou serão antes uns grandes sacanas?) com poder politico mandar o pessoal ir para a agricultura! Quem lhes dava a  resposta a esse desafio era eu, e não o faço aqui por decoro, um País com fome, sem dinheiro para mandar cantar um cego dá-se ao luxo de deixar nas árvores o fruto dum ano de trabalho por causa do «calibre» peço licença para os mandar bardamerda!
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.